https://image.freepik.com/fotos-gratis/feche-a-foto-da-mao-regando-a-muda-da-planta_1150-28357.jpg

Uma atuação com maior respeito ao meio ambiente está cada vez mais em pauta. As atuações em prol de um maior cuidado ao meio ambiente vêm passando de simples custos para um olhar de investimento estratégico.

Isso porque cada vez mais, as empresas vêm revendo suas práticas produtivas ao perceber as vantagens em se fazer uso mais eficiente dos recursos naturais.

Até porque deve estar nas agendas das empresas como um todo, uma maior preocupação com as gerações futuras, então, torna-se premente, a cada dia, uma atuação com mais respeito ao meio ambiente.

Nesse sentido, esse artigo foi feito para trazer uma reflexão nesse sentido para as empresas do setor imobiliário, como construtoras e incorporadoras.

Vamos iniciar ressaltando sobre o dia do Meio Ambiente.

  1. A importância de celebrar o dia do Meio Ambiente

O dia do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, o que é marcado por eventos e muitas atividades relacionadas no mundo todo. Geralmente, essa data é celebrada como a Semana do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e como tem como objetivo principal, chamar a atenção da sociedade e do meio empresarial para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais.

Várias instituições e entidades aproveitam essa data para fomentar políticas e ações voltadas à preservação ambiental.

O setor empresarial, de modo geral, vem promovendo uma mudança em seus modelos de gestão e produção desde os anos 80, quando assumiu uma postura mais proativa para com o Meio Ambiente. Embora, há ainda muitos desafios a serem enfrentados.

Hoje, estamos vivendo um cenário de emergências climáticas, e para alguns especialistas, há pouco tempo para reverter os efeitos catastróficos das mudanças climáticas.

Inclusive, ações urgentes são necessárias para descarbonizar as atividades e fazer justiça para as gerações futuras, esse é o olhar da bióloga Liana Queiroz, do Instituto Verdeluz.

Nesse sentido, esse artigo foi feito para trazer uma reflexão para as empresas do setor imobiliário, como as construtoras e incorporadoras.

https://image.freepik.com/fotos-gratis/predios-de-escritorios_1127-3158.jpg

  • O mercado da construção civil e imobiliário

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado imobiliário apresentou um aumento de 57,5 % nas vendas e um crescimento de 114% somente no primeiro trimestre de 2020. E, com um resultado positivo em todo o Brasil.

Nesse sentido, sabemos que a indústria na Construção Civil, bem como do mercado imobiliário em geral, possui potencialmente, sérios impactos ambientais, seja pelo consumo de recursos naturais, de energia, ou até pelas grandes quantidades de resíduos que são gerados.

Assim, começa a ser repensada uma nova filosofia de produção, como forma de esforços e atividades com menor impacto ao meio ambiente e ao espaço urbano como um todo; isso tendo em vista as necessidades da sociedade atual e futura.

Por sua vez, no mercado imobiliário brasileiro tem aumentado o número de empreendimentos que são produzidos e lançados como empreendimentos sustentáveis, considerados mais eficientes em termos de consumo de recursos naturais e menos agressivos ao meio ambiente.

  • A importância dos cuidados com o meio ambiente para o setor imobiliário: incorporadoras e construtoras

Dentre os maiores desafios enfrentado hoje, dizem respeito à necessidade de maior responsabilidade por parte do meio empresarial, bem como de outras entidades para atuarem de modo a conter a devastação dos ecossistemas.

No Brasil, a indústria da Construção Civil apresenta ainda um quadro que precisa de maiores avanços quanto à responsabilidade ambiental.

Por exemplos, de modo geral, há ainda investimentos poucos inexpressivos no setor como um todo.

Embora iniciativas recentes começam a surgir devido às diretrizes impostas pelo Ministério do Meio Ambiente juntos com as Resoluções do Conselho Nacional do Meio ambiente (CONAMA), bem como, por exigências da própria sociedade.

Assim, para Zimmermann (2002), segundo uma pesquisa sua, o próprio mercado deve contribuir para uma maior adesão ao comprometimento de preservação ambiental, por questões de buscas pela competividade ou por diferenciação mercadológica.

Pois sabemos que a sociedade, de modo geral, vem valorizando mais os empreendimentos sustentáveis.

Então, trabalhar fora desse alinhamento faz a empresa perder competividade, dentre outros fatores. E isso, as empresas não querem.

https://image.freepik.com/fotos-gratis/close-up-do-globo-de-cristal-descansando-na-grama-em-uma-floresta_1150-12730.jpg

  • As vantagens de uma maior Responsabilidade Ambiental por parte do setor imobiliário

As empresas desse ramo estão vendo tais investimentos com um ótimo retorno, até porque a empresa que trabalha alinhada à preservação ambiental tem ganhos de imagem, o que se torna um importante ativo intangível para ela.

Dentre algumas outras vantagens, podemos citar:

  • melhores argumentos de vendas, pois o conceito de cuidado e preservação do meio ambiente é cada vez mais valorizado pelas pessoas;
  • redução de custos: prelo reaproveitamento dos resíduos e otimização dos processos produtivos;
  • possibilidade de receber incentivos fiscais, devido isso ser mais comum, atualmente;
  • melhor retorno do investimento, pois os custos com água e energia podem ser economizados, ou seja, há melhor eficiência ambiental e as pessoas valorizam isso;
  • os empreendimentos com uma atuação mais sustentável preservam a natureza, como a fauna e a flora, além de reduzir os impactos ao solo e possibilitando o plantio de novas árvores.

Nota-se que há ganhos para todos os envolvidos.

Por fim, este artigo de hoje trouxe para você que é empresário do setor ou não, uma reflexão sobre a necessidade de cuidarmos melhor do meio ambiente.

Isso também para as empresas do setor imobiliário, como as construtoras e incorporadoras.

E você, o que tem feito para atuar ou contribuir para um meio ambiente mais equilibrado para todos? Deixe pra gente nos comentários.

Leia também

NFT

A Tecnologia NFT em estudo aqui nos Labs da Tecnologia IMB. Non-fungible token Um token nã…